Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
08/03/2019
Cronograma do Curso Básico de Espiritismo 2019
 
30/01/2019
Cronograma EADE 2019
 
12/02/2016
FEBtv: Programa ENTRE DOIS MUNDOS
 
15/08/2014
Link para Download - Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
 
25/06/2014
Mensagem de Meimei sobre o Centenário de Evangelização da criança
 
 
Básico
 
Bibliografia
 
Biografias - Parte 1
 
Biografias - Parte 2
 
Conscientização Mediúnica
 
 
» Mediúnico - Jaqueline de Oliveira Silva Santos

 

 

Esse departamento tem como objetivos:

 


- Estudar cientificamente a manifestação mediúnica, assegurando a comprovação dos fatos espíritas pela sua fenomenologia;

 

- adequar a fenomenologia mediúnica aos ensinamentos éticos e filosóficos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec;

 

- conscientizar as pessoas portadoras de mediunidade-tarefa, das variáveis que esta oferece para a sua evolução espiritual;

 

- auxiliar cada médium a encontrar uma postura sólida, para desenvolver e utilizar o potencial que possui, em tarefas bem orientadas e nobilitantes;

 

- aplicar os recursos mediúnicos e espirituais em  assistidos encarnados e desencarnados, visando atenuar seus sofrimentos.


Do desenvolvimento, constará:



- Formar equipes de coordenadores para executar as atividades e auxiliar em todos os setores de trabalho;

 

- adaptar didaticamente os estudos teóricos e práticos dentro das necessidades dos curisitas e frequentadores em geral, observando cada indivíduo assim como a realidade regional;

 

- anotar todas as ocorrências no desenvolvimento das atividades realizadas por este Departamento, inclusive as reações psíquicas paranormais observadas entre todos os participantes;

 

- fazer relatórios mensais, registrando em dados numéricos a quantidade de atendimentos, de incorporações, de faltas e de possíveis irregularidades.

 

Será indispensável o intercâmbio permanente com os instrutores desencarnados, que serão os legítimos consultores dos trabalhos desenvolvidos por cada setor desse Departemento.


Estudar permanentemente as obras da codificação Kardecista e similares, é um dever inadiável de todos os que militam nas lides espíritas.


A reforma íntima com base nos preceitos evangélicos-cristãos deve constituir-se uma preocupação constante de todos os partícipes.

 
» Infância e Juventude - Saádia da Costa Cerqueira

 

Este Departamento é responsável por manter a Escola de Evangelização Infanto-Juvenil Maria Rosa dos Santos, que funciona na própria sede da SEAMB. As aulas são ministradas aos sábados pela manhã, com duração de 40 minutos à 1 hora.
 

O cadastro dos evangelizandos é feito no início de cada ano, sendo o período determinado em Assembleia Geral. As turmas são divididas levando em conta a faixa etária, o grau de instrução e o nível de maturidade.


A base do programa dirigido aos evangelizandos deve ser aquela editada pela Federação Espírita Brasileira, podendo-se criar vertentes, desde que não fujam ao tema “Espiritismo Cristão”.


Poderá existir, paralelo às aulas de evangelização, outras atividades direcionadas à criança e ao jovem, como recreações, momentos confraternativos com distribuição de alimentos em forma de lanches, sopas, almoços, jantares, etc. Atualmente, todos os sábados é oferecido aos alunos o café da manhã de cardápio variado semanalmente.

 
» Patrimonial -

 

É função do Diretor desse Departamento:

 

a)      Prestar contas mensalmente das atividades, através de Relatórios lidos em reunião de Assembleia Geral;
 

b)      Fiscalizar, controlar e manter o patrimônio móvel e imóvel da Sociedade;


c)       Fazer inventário mensal demonstrando as aquisições ou perdas de patrimônio;


d)      Contratar ou dispensar funcionários de serviços gerais, quando autorizado pelo(a) Presidente;


e)      Cumprir e fazer cumprir o Regimento da Instituição.



A escolha do Diretor será de inteira responsabilidade do(a) Presidente, que poderá substituí-lo a qualquer época.

 
» Artes -

 


O principal objetivo desse Departamento é criar meios e modos compatíveis com o Espiritismo, para divulgá-lo através de manifestações artísticas.

 

Para cumprir esse objetivo, esse Departamento se propõe a:

 

a) formar grupos de dança, teatro e outros;


b) incentivar todas as iniciativas artísticas;


c) demonstrar a relação existente entre o Espiritismo e as artes em geral.

 

 

Existe um Grupo de Artes da SEAMB, responsável pela elaboração de projetos artísticos a serem apreciados e aprovados em reunião mensal, na primeira sexta-feira de cada mês.

 

Todas as atividades serão desenvolvidas somente por pessoas comprometidas com o movimento espírita efetivamente.

 

Esse Grupo de Arte, em hipótese alguma poderá atender a programas não-espíritas.

 

Fica o Diretor deste Departamento com a incubência de fazer relatórios de atividades mensais a serem apresentados nas reuniões de Assembleia Geral.

 
» Divulgação Doutrinária - Cássia Lavine

 


O objetivo geral desse Departamento é difundir junto à sociedade os postulados da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Para atingir esse objetivo, o Departamento deve:

 

- Manter a comunidade devidamente informada sobre as reuniões realizadas na Sede, especificando suas características e o público alvo;

 

- promover reuniões de cunho doutrinário em locais neutros, onde possa convergir um maior número de pessoas não espíritas;

 

- criar todo tipo de atividade possível, desde que compatível com a moral espírita, visando arrecadar recursos financeiros para a execução de progrressos doutrinários;

 

- incentivar a implantação de jornais, boletins informativos, clubes, feiras e bancas do livro espírita, seminários, encontros, simpósios, etc.


O Diretor deverá formar comissões entre os frequentadores e convidar expositores para auxiliar-lhe no desempenho de suas funções. Qualquer projeto ou estratégia de ação que pretender executar, deverá ser previamente apresentado ao Conselho Administrativo, para aprovação.


O relatório de atividades deverá ser encaminhado à Assembleia Geral, mensalmente.

 
» Divulgação Doutrinária - Adjunto - Cássia Lavine
 
» Biblioteca - Elaine Santos
 
» Assistência Social - Angina Maria Carvalho

 


Esse Departamento foi criado para que a SEAMB possa atender ao compromisso de servir como orgão mantenedor do Albergue Casa do Caminho.


O(A) Diretor(a) desse Departamento é indicado pelo(a) Presidente da SEAMB, escolhido(a) dentro do quadro de associados efetivos e apresentado em Assembleia Geral, podendo, a qualquer instante, ser substituído por determinação do(a) Presidente da Sociedade referida.


São atendidos por esse Departamento através do Albergue Casa do Caminho:


- pessoas em trânsito pelo município de Brumado, sem outras alternativas de hospedagem;
- moradores da zona rural que precisem permanecer na zona urbana, temporariamente, para tratamento de saúde;
- desabrigados de toda ordem que tenham sido vítimas de flagelos momentâneos. 



Os serviços oferecidos são:


- hospedagem diurna e noturna durante o prazo máximo de cinco dias;
- alimentação com três refeições diárias;
- cuidados de higiene;
- primeiros socorros;
- passagens para outros municípios vizinhos.

 

O Albergue funcionará em tempo integral. Jamais poderá se envolver em atividades ou situações político-partidárias de qualquer natureza.


O Diretor apresenta, mensalmente, em Assembleia Geral,  um relatório das atividades desenvolvidas sob a sua supervisão e acompanhamento.

 
» Estudos Espíritas - Valfrido Figueredo de Carvalho


Tendo em vista estabelecer um programa educativo, onde teoria e prática sejam aplicadas efetivamente, este Departamento foi criado pelo Regimento Interno da Instituição, com a proposta da implantação de uma escola opcional, de tríplice aspecto (Científico, filosófico e religioso), com um programa de estudos dirigidos, pedagogicamente elaborado, a Escola Teórica e Prática de Iniciação Espírita, a E.T.P.I.E.
 

Esse Departamento visa auxiliar no cumprimento da missão da SEAMB, que é a difusão e a prática do Espiritismo, codificado por Allan Kardec. Através da E.T.P.I.E, visa servir como meio de preparação de administradores, expositores e médiuns, que venham a atuar nos Centros Espíritas situados principalmente neste município.


As aulas são ministradas pelo Diretor Valfrido Carvalho, na sede da SEAMB, aos sábados à tarde para o Curso Básico e às quintas-feiras à noite para os Estudos Sistematizados I, II e III, com duração entre 45 a 90  minutos, podendo variar conforme os planos de aula.

 
» Livraria - Elaine Santos Alves
 
Início   1   2  Final 
 
Inicial | Histórico | Departamentos | Diretoria | Notícias | Cronograma | Apostilas | Vídeos | Contato | Webmail
 
SEAMB © 2019. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet